Escritas e Corpos nas Licenciaturas: encontros biocêntricos e reescritas de si

O projeto ESCRITAS E CORPOS NA LICENCIATURAS: ENCONTROS BIOCÊNTRICOS E REESCRITAS DE SI busca dar foco aos processos de auto-organização para o estudo e as produções acadêmicas. A escrita, a oralidade e a autoria na formação dos licenciandos são pontos de interesse, embora os alcances propiciados pela biodanza sejam ainda mais amplos. Espera-se contribuir com a diminuição do quadro de retenção e reprovação de estudantes que estão em fase de escrita da monografia, uma vez que já são reconhecidos indícios de que há estudantes que, quando chamados à pesquisa e à escrita, sentem-se fragilizados e pouco confiantes, chegando a postergar a finalização do curso para não enfrentar o desafio da escrita.

Biodanza é um sistema vivencial que combina música, movimento, emoção, canto e dinâmica em grupo para ativar os potenciais humanos. É um sistema criado na década de 60 pelo antropólogo chileno Rolando Toro Araneda, e tem sido aperfeiçoado durante os últimos 60 anos. Através de movimentos do corpo, da emoção e da troca com o outro, facilita uma sensibilização profunda em relação a si mesmo, à humanidade e ao mundo. É um sistema testado e reconhecido mundialmente, com atuação em diversos tipos de projeto em escolas, prisões, hospitais, centros de saúde, empresas e clínicas. O êxito dos efeitos pedagógicos da biodanza é uma das justificativas para este projeto. O principal objetivo é oportunizar encontros semanais biocêntricos que facilitem a ativação do interesse, da confiança em si e da auto-organização para o enfrentamento dos desafios que a formação acadêmica requer. Vivências de escrita, dança, diálogo, entre outros movimentos ativados sob a perspectiva biocêntrica, farão parte das ações do projeto.

Segunda à Quinta-feira
08h às 17h (Presencial)

Sexta-feira
08h às 17h (Remoto)